PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Formação dos Recursos Humanos

A pedagogia na empresa
Atuação do pedagogo na empresa
Formação dos Recursos Humanos
O Treinamento como parte do sistema de Recursos Humanos
Pedagogo empresarial e Organização de Programa
Considerações do perfil do pedagogo empresarial


A ênfase na idéia de formação e desenvolvimento de recursos humanos como fator indispensável à melhoria organizacional encontra sua materialidade na política de recursos humanos adotada pela oraginização. Nesse sentido, integra o processo de planejamento de qualquer organização. Implica em momento de reflexão e análise criteriosa da missãoe objetivos organizacionais que envolvem os vários segmentos que compõe co mvistas à tomada de decisão sobre encaminhamentos a curto, médio e longo prazo.
Para o bom andamento de projetos e programas, e obtenção de resultados pretendidos, há que se te ruma sensibilidade das equipes responsáveis para exercer uma liderança pautada em uma competência educativa, pedagógica e de aconselhamento. Inclui-se a capacidade de compreender e apreender as concepções que detemrinam as ações e comportamentos d euns e de outros.
Cabe ao pedagogo empresarial auxiliar no desenvolvimento de instrumentos e capacitação quanto à observação sistemática do funcionário, à obtenção de dados e infirmações a respeito dos funcionários em termos de seu desempenho assim como da proposição de medidas com vistas a corrigir os desvios constados.
O incentivo é um fator indispensável ao funcionário posto que ele se sentirá valorizado no seu próprio trabalho o que influirá positivamente na boa qualidade do seu desempenho.  

O incentivo deverá vir especialmente da chefia, promovendo a melhoria dos processos humanos e na sua adequada utilização.
O autoconhecimento , autodesenvolvimento e a liberação da spotencialidades dos funcionários dependem de fatores como:
  • Comunicação como forma de facilitar a realização do trabalho;
  • Incentivo à liderança com oestratégia de percepção/descoberta de habilidades inatas;
  • Definição precisa dos papéis de cada um dos participantes nos diferentes grupos organmizacionais com a definida caracterização de níveis e instâncias de participação, e níveis de autonomia e autoridade;
  • resolução de problemas e tomada de decisões;
  • estímulo à cooperação interpessoal;
  • Desenvolvimento de habilidades através de uma criteriosa seleção de atividades de treinamento;
  • Estabelecimento de normas explícitas de funcionamento do grupo, negociadas, compartilhadas e construídas com a participação de todos;

Os programas de formação de recursos humanos devem contemplar a Formação Básica (aquisição de conhecimentos e habilidades básicas que facilitam a vida funcional, relevante para os funcionários operacionais e administrativos de menor qualificação); a Formação Geral (conhecimentos de questões ligadas á administração pública e ao desempenho das tarefas); e a Formação Específica para o Cargo (conhecimentos e habilidades para o desempenho das funções inerentes ao cargo).